top of page

Diogo Liberano

Diogo Liberano (1987), é diretor teatral, dramaturgo e professor brasileiro, residente em Portugal desde 2021. É Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio), com ênfase em dramaturgia, Mestre em Artes da Cena (UFRJ), focado em teatro e arte da performance, e graduado em Artes Cênicas: Direção Teatral (UFRJ).

Desde 2021, reside em Portugal, onde desenvolve realizações em áreas que misturam atuação e direção teatral, dramaturgia e dramaturgismo, arte da performance, crítica e curadoria, produção e ensino de artes da cena.

 

Ao longo de sua carreira no Brasil, foi professor na Faculdade CAL de Artes Cênicas, coordenador do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI e diretor artístico e de produção da companhia Teatro Inominável, que fundou em 2008 quando ainda era estudante da UFRJ. Nos 15 anos de existência da companhia, escreveu, dirigiu e produziu cerca de 10 criações originais, fazendo a curadoria e direção geral da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena, bienal de artes da cena que teve três edições (2012, 2014 e 2016).

Em quase 20 anos de atuação profissional, como encenador teatral, Liberano dirigiu cerca de 30 criações teatrais, e como dramaturgo, escreveu mais de 40 dramaturgias, todas encenadas. Seja através de mostras e festivais, performances, encenações teatrais, dramaturgias encenadas, publicadas e/ou traduzidas, Liberano percorreu países como Argentina, Colômbia, Escócia, Estados Unidos, Itália, Inglaterra e Portugal. Tem várias dramaturgias publicadas e, por seu trabalho, foi indicado aos principais prêmios teatrais do Brasil, tais como Shell, APTR, Cesgranrio, Aplauso Brasil e Questão de Crítica.

© 2025 ¬ Platô – Pesquisa e Produção

  • Youtube
  • Branca Ícone Instagram
bottom of page