Orientações artísticas 2022 - Por Diogo Liberano.jpg

Fotografia de Diogo Liberano

Para mim, orientar não é dizer o que é nem o que deve ser uma determinada criação artística. Trata-se, antes, de um profundo trabalho de escuta e simultânea proposição. Quais gestos feitos e propostos estimulam a alegria do processo criativo? Quais bloqueios criativos podem ser desfeitos através de uma simples conversa ou desvio de caminho? Quais horizontes podem se abrir por meio da partilha de referências e experimentação de jogos, exercícios e pequenas tarefas? Gosto de orientar não porque eu saiba o que fazer ou propor, mas porque o trabalho de orientação é, para mim, essencialmente criativo. Como criar juntos uma relação de confiança, diálogo e desafio? Como devolver a aventura ao processo criativo?

Diogo Liberano

Orientações artísticas

O que são as orientações?

Com as orientações artísticas, para além dos estudos realizados em cada platô, Diogo Liberano se dedica a orientar uma artista criadora num projeto seu que esteja em qualquer etapa de criação. Não importa o tipo de expressão, mas tão somente a qualidade dos encontros e das conversas, a alegria das trocas e proposições.

O trabalho de orientação artística não consiste, portanto, em acertar (não há gabaritos para o fazer artístico), mas em buscar o processo criativo confiando de que será o próprio processo que dirá aquilo que determinada criação artística pode vir a ser. O que importa é a possibilidade efetiva de se gastar tempo com as minúcias e os meandros que uma criação traz consigo e pode oferecer: seja o processo de composição de um texto acadêmico, uma dramaturgia ou poesia, um roteiro ou romance, uma performance ou cena teatral etc.

Como funciona?

 

É agendado um primeiro encontro, via Zoom, com Diogo Liberano. Neste encontro, é realizada uma conversa para apresentação do projeto a ser orientado, bem como dos interesses da sua artista criadora. Em diálogo, o orientador manifestará as suas primeiras intuições acerca do que poderá ser desenvolvido em termos de criação, pesquisa e orientação.

Neste primeiro encontro é estabelecido um valor a ser pago pela criadora ao orientador (correspondente à orientação a ser realizada) bem como é traçado um cronograma inicial para o trabalho. Todos os encontros de orientação serão realizados via Zoom.

Agende o seu encontro com Liberano

 

Basta enviar um e-mail para platopesquisaeproducao@gmail.com