Fotografia de Diogo Liberano
Desde 2022, quando comecei as orientações artísticas pelo Platô, orientei pessoas diversas com projetos muito diferentes e intrigantes. Foram já cerca de 20 orientações, com durações diferentes, mas todas movidas pelo desejo de abrir caminhos. Destaco que, em muitos casos, o que esteve em questão foi uma espécie de autorização para criar que a própria artista orientada parecia não ter se dado. Quando cruzávamos esse momento, o processo criativo seguia adiante com muita beleza e intensidade.
Diogo Liberano
Artistas orientadas (desde 2022)
Yasmin Carvalho, Gabriel Bittencourt, Gustavo Bacchini, Rosane Bardanachvili, Júlia Saldanha, Virgínia Leão, Lúcio Martínez, Marcelo Albuquerque, Keli Freitas, Márcio Machado, Isabela Berto Tescarollo, Bernardo Chatillon, dai ida, Bruna Stein, Carol Fazu, Júlia Portes, Rita Elmôr
Orientações em curso
Evandro Manchini, Gunnar Borges, Cristina Amadeo, Maria Rita Villela
Tipos de criações orientadas e desenvolvida
Adaptação de textos
Cena e espetáculo teatral
Coletânea de poemas
Dissertação de mestrado
Dramaturgia
Espetáculo de dança
Performance
Projeto para mestrado
Romance
Tese de doutorado
Orientações artísticas
O que são as orientações?
Com as orientações artísticas, Diogo Liberano se dedica a orientar uma artista num projeto artístico seu que esteja em qualquer etapa de criação. Não importa o tipo de expressão, mas tão somente a qualidade dos encontros e das conversas, a alegria das trocas e proposições.
O trabalho de orientação consiste em trilhar o processo criativo confiando de que será o próprio processo que dirá aquilo que determinada criação artística será. Importa gastar tempo com os meandros da criação: seja compondo um texto acadêmico, uma dramaturgia ou poesia, um roteiro ou romance, uma performance ou cena teatral etc.
Cabe ao orientador, não apenas comentar a criação em curso, mas oferecer contrapontos à artista criadora, propor leituras e exercícios que estimulem a alegria do processo criativo e da criação porvir. A orientação é considerada, nesse sentido, artística porque promove um diálogo enriquecedor que encoraja a reflexão crítica, estimula a experimentação e permite que a artista desenvolva sua própria voz e visão, além de respeitar e valorizar a singularidade de cada processo criativo.
Como funciona?
É agendado um encontro zero, via Zoom, com Liberano. Neste encontro, é realizada uma conversa visando a apresentação do projeto a ser orientado e os interesses da sua criadora. Em diálogo, o orientador manifestará as suas intuições acerca do que poderá ser desenvolvido em termos de criação, pesquisa e orientação.
Neste encontro inicial, será definido o valor a ser pago pela artista criadora ao orientador, referente à orientação a ser realizada, além de um cronograma para início e desenvolvimento do trabalho.
Os encontros de orientação são realizados via Zoom.
Agende o seu encontro com Liberano
Basta enviar um e-mail para platopesquisaeproducao@gmail.com