
Fotografia de Diogo Liberano
Platôs anteriores
Dramaturgias em platô #1 e #2
De março a dezembro de 2020
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano
Dramaturgias em platô #3 e #4
De março a dezembro de 2021
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano
Dramaturgia e performance em platô #5
De agosto a novembro de 2021
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano e Flávia Naves
Dramaturgia em platô #6
De junho a dezembro de 2022
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano
Filosofia em platô #7
De junho a dezembro de 2022
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano
Dramaturgia em platô #8
De fevereiro a julho de 2023
Encontros presenciais (Porto, Portugal)
Com Diogo Liberano
Dramaturgia em platô #9
De junho a dezembro de 2023
Encontros pelo Zoom
Com Diogo Liberano
Platôs
O que são os platôs?
Turmas dedicadas ao estudo de algum tópico específico (arte da performance, dramaturgia, filosofia etc.). Nesse sentido, platôs são planaltos que colocam em relevo tópicos para além de um sentido mais imediato e primeiro que eles possam ter. Ao colocar a dramaturgia em platô, por exemplo, buscamos abordá-la de modos diferenciais que multipliquem os olhares sobre o que foi, o que é e aquilo que pode vir a ser uma dramaturgia.
Como, então, conceber um espaço-tempo propício à investigação de um determinado tópico sem antecipar os sentidos ou fechar as possibilidades?
Regiões de intensidade contínua
Na filosofia dos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari, os platôs são pedaços de imanência, ou seja, "regiões de intensidade contínua, que são constituídas de tal maneira que não se deixam interromper por uma terminação exterior, como também não se deixam ir em direção a um ponto culminante".
Em nossos platôs, não estamos a serviço de idealizações ou projeções, mas sim daquilo que determinado encontro de pessoas e pensamentos pode gerar. Não trabalhamos com falta. A imanência está no sentido do próprio caminhar e não nos resultados que, de um jeito ou de outro, acabam por chegar.
Deleuze e Guattari sugerem que um platô "é um componente de passagem". Eis um propósito: ser uma passagem desinteressada em fechar, pegar ou prender o que estudamos. Interessa-nos mover uma prática ou um conjunto de práticas singular para cada participante e que, ao mesmo tempo, consiga reunir com alegria uma diversidade de pontos de vista e modos de fazer.
Platôs em 2023
De 1 de fevereiro a 12 de julho de 2023, na cidade do Porto, em Portugal, acontece a Dramaturgia em platô #8, curso presencial com Diogo Liberano.
Já a Dramaturgia em platô #9, visando atender tanto a pessoas residentes no Brasil como em Portugal, acontecerá de 17 de junho a 16 de dezembro de 2023 através de encontros pelo Zoom.