Chema Madoz.jpg

Chema Madoz

Platô - Pesquisa e Produção

O Platô nasce do entrecruzamento de práticas indissociáveis na trajetória do artista, pesquisador e professor Diogo Liberano: a produção, a pesquisa e a pedagogia em arte. Por meio da formação de turmas - platôs - para o estudo de tópicos diversos em arte, almeja-se aprofundar a pesquisa e a criação nesses tópicos através de um plano pedagógico que preze pela autonomia dxs participantes e pelo aprimoramento de seus distintos modos de fazer.

De 2006 a 2011, Liberano se graduou em Artes Cênicas: Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tornou-se Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena (PPGAC/UFRJ) de 2015 a 2017 e, desde 2018, é doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPGLCC/PUC-Rio).

Simultaneamente à formação acadêmica, ao fundar a companhia Teatro Inominável em 2008, Liberano investiga modos de criar teatro a partir de materiais filosóficos e processos colaborativos que valorizam autorias diversas, fazendo da produção-criação artística uma maneira privilegiada para colocar em questão valores e morais de nossa época contemporâneo.

Em 2014, após anos ministrando grupos de estudo em teatro, filosofia e arte da performance, Liberano se torna professor da Faculdade CAL de Artes Cênicas, onde ministra disciplinas de atuação teatral, encenação, história do teatro e literatura dramática. Em 2016, ministra encontros do Núcleo de Dramaturgia Firjan SESI e, em 2017, é convidado a assumir a coordenação do projeto, onde passa a orientar, anualmente, turmas compostas por quinze escritorxs em formação.

Se existe uma indissociabilidade entre pesquisa, produção e pedagogia, o Platô nasce como prova disso e como uma proposição: é um projeto nutrido pelo interesse no estudo e movido pela partilha do aprendizado, ciente de que a pesquisa abre desafios ao fazer artístico, bem como a arte expande os horizontes que nos auxiliam na interpretação e interação com a nossa realidade social e política.

Para saber quais platôs estão em curso e o período de inscrições para futuros platôs, clique aqui.