%20-%20Por%20Ant%C3%B3nio%20Gouveia.jpg)
Gustavo Colombini e Diogo Liberano
Fotografia de António Gouveia
Esse texto
Revista de crítica artística
ISSN 2976-0240
Edições publicadas
Edição 1 (março a junho de 2023)
Edição 2 (março a junho de 2024)
Edição 3 (julho a outubro de 2024)
Edição 4 (novembro de 2024 a fevereiro de 2025)
Edição 5 (março a junho de 2025)
Esse texto
A revista de crítica artística do Platô
A revista Esse texto foi criada em 2023 por Diogo Liberano e Gustavo Colombini, artistas brasileiros residentes em Portugal, e publicou gratuitamente cinco edições quadrimestrais ao longo de seu percurso. Em novembro de 2025, após a quinta edição, a revista encerrou suas atividades, concluindo o ciclo iniciado dois anos antes.
Editada pelo Platô, dedicava-se à criação de textos críticos que partiam do encontro entre criações artísticas – predominantemente apresentadas em território português – e quem escrevia. A revista propunha uma prática de ficção crítica, em que os textos não explicavam o objeto artístico, mas se deixavam afetar por ele, abrindo espaço para múltiplas vozes, formas narrativas e modos de pensamento que convocavam a leitura. Eram textos situados entre a coisa artística e a pessoa crítica, entre o real e o literário, entre o corpo e a linguagem.
Ao longo de sua existência, a Esse texto desenvolveu uma metodologia própria, sustentando liberdade formal e consistência editorial. Cada edição reunia quatro textos inéditos, formando uma constelação crítica a partir de quatro diferentes criações.
Além das cinco edições publicadas, a revista foi também tema de investigação no programa Reclamar Tempo (CAMPUS Paulo Cunha e Silva, Porto), em julho de 2025, onde sua metodologia foi aprofundada através de práticas corporais e de escrita.